segunda-feira, 14 de abril de 2008

Dez anos de Atman em box set luxuoso

Reconhecida pela mistura de música tradicional indiana com ritmos e texturas da música eletrônica, a obra do produtor Atman foi revista e ampliada pelo autor em Atman 97 | 07. O box set, que celebra os 10 anos da primeira edição de Eternal Dance, reúne quatro discos em embalagem luxuosa com nova arte gráfica: Eternal Dance, Eternal Dance II, India Club e India Lounge.



Além do material original, seis faixas inéditas foram acrescentadas e todos os álbuns ganharam remasterização que trouxe maior clareza sonora e unidade ao conjunto.

Atman teve discos lançados na Europa, Estados Unidos, Japão, China, Rússia, Tailândia e Índia, além de faixas incluídas em mais de 20 compilações internacionais, entre elas as renomadas Buddha Bar e Nirvana Lounge. Sua música é presença constante na trilha sonora dos programas de diversas emissoras de televisão nacionais, com destaque para as novelas O Clone (2001) e a recente Sete Pecados (2007).

As duas versões da faixa “Goddess” (Techno Devi Mix e Nude Mix), temas do Phytoervas Fashion Awards em 1998, foram adicionadas ao CD Eternal Dance II. Até então, as mesmas estavam disponíveis apenas num single promocional distribuído aos convidados do evento.

As faixas “All is One” (minute of black house mix) e “Govinda” (Asha mix) foram acrescentadas ao CD India Club, enquanto “Bliss” (Red Karma’s extended mix) e “Dancing With the Goddess” (ttt rmx) completaram o CD India Lounge. Essas quatro inéditas datam de 2004, mesmo ano em que o álbum-duplo original foi lançado.

ETERNAL DANCE (MCD, 1997)
A semente do projeto Atman foi plantada em 1996 durante um período de intenso envolvimento do artista com a filosofia e a prática do Yoga. A idéia de musicar os mantras vocalizados em suas práticas nasceu do desejo de compartilhar sua paixão por essa tradição indiana.

Produzido de maneira independente e com recursos limitados, o primeiro CD nasceu no início de 1997. Em julho do mesmo ano, Eternal Dance é lançado pela gravadora MCD. Inspirado pela beleza e simplicidade dos mantras indianos, o disco une tradições de diversas partes do mundo, instrumentos acústicos e música eletrônica, passado, presente e futuro. Une tudo e todos para celebrar o que é eterno no homem. Com participação especial de Ratnabali, Eternal Dance é uma celebração a vida ao amor e ao autoconhecimento.

ETERNAL DANCE II (MCD, 1998)
No início de 1998, chegou ao público o CD Eternal Dance II, co-produzido por Marcelo Gallo. No repertório, misturam-se mantras indianos, derbaks, violinos e flautas com samplers. O resultado é um som moderno e repleto de raízes, com um ritmo forte totalmente dançante. Cantando mantras, recitando versos ou improvisando, Ratnabali Adhikari também participa deste álbum. Contém faixas incluídas nas coletâneas Buddha Bar II e Nirvana Lounge.

No fim de 1998, o CD foi lançado na Europa pela gravadora Amiata. E em 2001, a música "Path of Love" foi incluída na trilha sonora internacional da novela O Clone, da TV Globo.

INDIA CLUB & LOUNGE
(MCD, 2004)
Mais uma vez, a Índia é o centro das atenções de Atman, mas agora compartilha sua música com parceiros do mundo todo. Isto por meio da iniciativa inédita entre a MCD e o site Electronicscene.com que, durante seis meses entre 2003 e 2004, promoveu um concurso de remixes Atman. No website do concurso, os participantes podiam fazer o download dos canais de áudio individuais de cada uma das faixas disponíveis, originalmente lançadas no álbum Eternal Dance II.

De posse desse material, artistas dos Estados Unidos, Japão, Inglaterra, Peru, Argentina, Itália, Suécia, Dinamarca, Holanda, Austrália, Letônia e Brasil criaram remixes dessas músicas e as enviaram de volta para o mesmo site. Das centenas de músicas recebidas, as 25 faixas apresentadas nesses dois CDs se destacaram por sua originalidade e qualidade.

As músicas dos dois álbuns equilibram-se entre o sagrado e o profano, o físico e o emocional, o passado e o presente, a diversão e a informação. No CD India Club, instrumentos e vozes indianos invadem a pista e misturam-se aos ritmos mais dançantes da música eletrônica, como o Deep House e o Drum & Bass. Em India Lounge, é a vez do Ambient e do Lounge incorporarem os sabores indianos às suas formas e texturas. Em ambos, o experimental e o convencional coexistem em harmonia criando um fluxo de interesse contínuo para o ouvinte.

Nenhum comentário: