sexta-feira, 2 de maio de 2008

Hélio Ziskind é finalista do VI Prêmio TIM

O disco Trem Maluco e Outras Cantigas de Roda, do músico e compositor Hélio Ziskind, é um dos finalistas do VI Prêmio TIM de Música na categoria Disco Infantil.



A premiação, que será televisionada pela Rede Globo, acontece no dia 28 de maio, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Com 22 faixas e encarte ricamente ilustrado, o CD é o quarto de sua carreira-solo. Bom humor e suavidade na interpretação, além de esmero e delicadeza na sonoridade, definem este trabalho que reúne cantigas de roda tradicionais, como “Minhoca Minhoco”, “Ciranda Cirandinha” e “A Canoa Virou”, e novas compostas por Hélio.

“Pensamos nas canções como brincadeiras cantadas”, afirma o autor e intérprete da maioria das trilhas sonoras dos programas infantis da TV Cultura/SP, que ainda criou melodia para outros famosos passatempos infantis, como “Corre Cutia” (“Corre Cutia / Na casa da tia / Corre cipó / Na casa da avó”). “Usamos tambores, pratos, percussões eletrônicas, cantos em várias vozes. O CD tem uma sonoridade rica e contemporânea”, explica.


Hélio Ziskind, ex-integrante do Grupo Rumo

Essas cantigas de domínio público convivem com as recém-compostas por Hélio: "Centopéia", "Mãozinha Bela", "O Começo de Tudo", "Puff" e "Banho de Gato". “É um CD com levadas caprichadas, uma festa de canções, onde as cantigas antigas vem dançar com novas amigas”, sintetiza.

Veja abaixo um breve faixa-a-faixa do disco finalista.


01. O Trem Maluco - Levada de rock com solo de flauta. Foi acrescentada uma estrofe nova à canção: o trem pára numa estação e a partir daí inicia-se uma brincadeira sonora com o ritmo e sua flutuação.

02. A Janelinha - Marchinha de carnaval, com sanfona de festa junina, a música instiga a criança a pensar “em que parte estamos?”.

03. Minhoca Minhoco - Hélio transformou a inocente cantiga numa mistura de rock e jovem guarda, versando sobre a história de duas minhocas entre beijos e dúvidas, com um final feliz.

04. Onça Pintada - Um velhinha pintou a onça / O tempo de areia fazia poeira / Puxa lagartixa na sua orelha... Nesta mistura de quadrilha com chamamé, Ziskind inventou uma nova estrofe ('Ai ai ai ai... / Ai minha orelha.. Ai minha orelha'), inserindo as vozes da onça, da velha e do vento. Foram usados um cavaquinho de 7 cordas e percussão no cajon (um tambor de madeira).

05. Ciranda Cirandinha - Arranjo para quarteto de cordas cria uma atmosfera clássica para essa clássica cantiga.

06. A Canoa Virou - Numa roda de crianças, essa cantiga é muito popular, pois cada uma pode participar falando o seu nome. As irmãs Tarsila e Tess, que cantam com Hélio há mais de 7 anos, mostram suas vozes nessa versão.

07. Macaco foi à Feira - Ziskind fez a melodia para essa parlenda, que ficou muito divertida graças ao trombone de Sidnei Borgani fazendo o papel de comadre.

08. Corre Cutia - Uma pitada de blues para essa canção levada no estilo jovem guarda.

09. Como Vai? - Nessa música, a idéia foi cortar sílabas a cada repetição da letra. Dessa forma, a criança é desafiada a cantar mentalmente e só pronunciar algumas sílabas específicas. É uma brincadeira, mas também um pensamento musical.

10. Fui ao Cemitério - Parlenda de música de terror-humor para crianças, um dos estilos preferidos de Hélio. (“Fui ao cemitério, tério, tério, tério / Era meia-noite, noite, noite, noite / Tinha uma caveira, veira, veira, veira / Ela era bonita, nita, nita, nita”).

11. Fui Morar numa Casinha - Nesta conhecida canção, acrescentou-se um pedaço ao final, com um acorde diferente na voz da lagartixa dizendo “bruu”. A criança é convidada a dar um salto melódico, cantando com os dedos oscilando entre os lábios.Uma brincadeira divertida, mas também um desafio musical.

12. Ói que Coisa Boa - O mesmo acorde foi mantido durante todo o acompanhamento dessa canção, de modo que a criança ouve perfeitamente a nota dissonante que ocorre na palavra sapo. Ziskind também criou uma percussão que cresce como um pequeno Bolero de Ravel. A repetição não é mecânica, e sim musical. Trata-se de uma ótima canção para crianças que têm dificuldade em afinar a voz.

13. O Começo de Tudo - Nasceu como um jingle para o momento da primeira troca de fralda. O solo de clarinete é feito pelo Proveta, líder da Banda Mantiqueira, capaz de fazer sons extremamente sutis.

14. Mãozinha Bela - Canção baseada na antiga brincadeira em que um adulto pega a mão da criança, fala algumas frases enquanto alisa a palma e, de repente, corre os dedos até o cotovelo fazendo cócegas. Ideal para brincar e tocar as crianças ao mesmo tempo.

15. Clac Clac Clac - Canção idealizada para crianças pequenas, propondo a substituição de partes. Foi utilizado um tambor chamado “talking drum”, tambor que fala (“no nosso caso, canta”, arremata Hélio).

16. Borboletinha - Um baião, com quarteto de cordas em pizzicatto. Alfaias como zabumba e um triângulo no papel de borboleta.

17. Marcha Soldado - Começa como marchinha militar e acaba em ritmo de Carnaval. Flautim, clarinte, clarone, tuba e tambores lembram a bandinha do coreto.

18. Centopéia - Também nasceu como um jingle para mostrar sandalinhas nos pés de crianças pequenas. Ziskind propôs uma brincadeira cantada, na qual as crianças formam uma centopéia e são incentivadas a andar no ritmo, sentar e levantar.

19. Puff - Canção de humor nonsense usando ruídos humanos, quase sem palavras. Os sons são como peças soltas convidando a criança a imaginar uma história. No final propõe um desafio: segurar o ar, contar até 10 e solta no Puff!. Brincadeira e treino musical ao mesmo tempo.

20. Alecrim - Melodia cujo arranjo traz um quartetos de cordas, trombones, flautas, clarinete e as vozes cantam em imitação.

21. Eu Sou Pobre Pobre Pobre - Cantiga entoada em três vozes.

22. Banho de Gato - Blues sobre a solidão. A letra foi tirada de uma notícia de jornal sobre os gatos engolirem pêlo quando se lambem e as bolinhas de pêlo causarem desarranjos intestinais.

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